sexta-feira, 21 de agosto de 2009

HONESTIDADE

Estava conversando com meu gerente e me recordei de algo importante que deve ser resgatado nos dias de hoje, mas que muitas pessoas não usam com o teor necessário.

Lembro-me em meus tempos de infância, inúmeros domingos de almoço em família na casa dele e logo após o almoço passeio de carro no Cristo e brincar nos parquinhos da cidade. Era tradição, domingo, almoço na casa dos avós, passeio de carro, brincar no parquinho e sorvete pago pelos vô. Sem dúvida tudo muito perfeito, mas quero chamar atenção de algo que vinha antes.

Momentos antes de sairmos para este passeio, que basicamente era sempre os mesmos primos, eu, meu irmão, Rafael, Heberth e Mariana (naquela época a raça japonesa não havia predominado, portanto a farra era conosco), quando os cinco estavam juntos o primeiro que dissesse: EU VOU NA FRENTE, ecoava como lei penetrante na nossa integridade de criança, onde não podia ser violada por ninguém.

Imaginando algo surreal, seria como se houvesse um júri para questionar a postura das crianças e o juiz perguntaria:

- O que aconteceu?

O injustiçado diria:

- Eu falei que iria na frente mas a Mariana tomou meu lugar.

O juiz de prontidão diria:

- Isso não pode acontecer, você disse primeiro.

Quando essas palavras ecoavam pela sala, aquele que não disse sentia um derrotado por ter esquecido de ser o primeiro, mas respeitava a decisão e esperaria o próximo domingo para dar o troco, não haveria falsidade ou tentativa de roubar o lugar, outrora confirmado pela PALAVRA: Eu vou na frente.

Infelizmente não é isso que vemos hoje, o poder da palavra se perdeu no tempo, as pessoas não valorizam os compromissos verbais. As pessoas lançam as palavras por puro interesse desmanchando seus compromissos sem quaisquer preocupação de caráter.

Por isso escrevo aqui, não importa se seu compromisso esta ou não registrado em linhas de contrato, mas tenha caráter e assuma tudo que diz, ainda vale a pena ser honesto!

Um comentário:

  1. Diego nao se esqueça sobre honestidade o seu vô aldo dizia:'' sua palavra é como o fio de sua barba... vai ver por isso que muitos homens nao tem barba kakakkaka
    depois nos nos falamos na net a respeito deste post algumas dúvidas surgiram e quero questioná-la contigo
    kisses

    ResponderExcluir