sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Viva o seu tempo!

O ser humano é de longe o bicho mais irracional vivente no planeta terra, eu sei, somos todos racionais. Mas é de se pensar que precisamos rever esta terminologia. Os valores hoje estão todos trocados, invertidos e nem um pouco valorizado os que se dá ao respeito. Portanto afirmo de forma veemente somos sim irracionais.

Meu post de hoje foca mais a irracionalidade do ser humano em não viver a vida como deveria, curtindo e aproveitando cada fase da vida, crianças sempre querendo e postulando a vida jovem, são os adolescentes promíscuos, jovens irresponsáveis, adultos com postura dúbias e para piorar os casados querendo viver a vida de solteiro. Baseado nas palavras citadas elaborei um texto para mostrar a veracidade do se viver cada dia como se fosse único.

A vida em sua plenitude é um dom divino, quando Deus formatou a infância, adolescência, juventude, fase adulta e velhice, Ele tentou nos proporcionar os momentos vividos para saborearmos cada instante. Resumindo seria como se nas primeiras décadas de nossas vidas estaríamos exalando a fase biológica (vigor físico) e por consequente a fase biografia (valores intelectuais).

Acredito que a ideia no centro da vontade de Deus e sua elaboração perfeita sobre a vida se simplifica da seguinte maneira:

Bebês, eu e você sabemos que nenhum ser humano consegue viver na solidão, esta fase Deus nos presenteia com o amor materno, aprendemos e crescemos norteados por uma influência dos pais, desta forma desenvolvemos nos primeiros anos de vida o principal fator para viver a vida: O AMOR.

Infância, imagine uma sonda espacial em contato com um planeta novo, assim é a fase infantil, o desejo e o anseio de explorar o novo, de conhecer o mundo, a pós-liberação do leite materno, o conhecimento pelo tudo, novos sabores, novas visões, novas pessoas, a vida em comunidade, as primeiras falhas, os grandes medos, a exposição a um mundo cheio de possibilidades, o prazer ao ócio, brincadeiras, nenhum compromisso, some mais ainda o interesse pelo sexo oposto, a referência família, um todo cheio de opções.

Pré-Adolescência, acredito ser uma dos melhores momentos da vida, a criança tenta afirmar perante a sociedade estar prontos para os desafios da fase Adolescente, mas seu interior recusa os privilégios da infância, o primeiro amor, as primeiras brigas, os sonhos não realizados, as decepções, a postura de adulto mas que não passe de criança, o reconhecimento da personalidade, e o amor pelo sexo oposto.

Adolescência, a certeza que só pode caminhar para frente, que o mundo prazeroso dos primeiros anos de vida se fora, que a meta e os compromissos são outros, a importância com notas, a preocupação com a educação, os primeiros desafios, os beijos, as brigas, as panelinhas na escola, a internet, o esporte favorito, o gosto musical que só você e seus grupo gosta, as primeiras investidas nos romances, as primeiras artes na escola, as notas vermelhas, as revoltas com os pais, os questionamentos mais absurdos: Deus não meu ama, Eu quero morrer, a vida podia acabar agora.

Mocidade, as festas, mulheres, namoros, bebidas, viagens, nenhum compromisso com nada, o prazer de viver e ser solteiro, os suspiros pela beleza feminina, as influências, as dependências emocionais, os amigos, os marcos, os sonhos, as grandes decepções, as desconfianças, fé, teimosia, adversidades, aquele tapa na cara que dói mais no coração do que na face, as separações, as confianças e muito mais as desconfianças

Vida de Solteiro, a auto-confiança, as festas, as bebidas, a fé em Deus, a fé em nada, a vida profissional, as decepções amorosas que te faz cada vez mais ficar com dois pés atrás, o dinheiro, muito dinheiro, as certezas, as incertezas, as surpresas, as amizades que sobraram, os sonhos que aumentaram.

Vida de Casado, a vida a dois, a vida pro outro e o outro pro um, os sonhos modificados, as brigas, as incertezas, as desconfianças, as confianças, o choro, a alegria, o apoio, o um, o outro, os dois, a família, as renovações, o processo todo novamente com os filhos...

Velhice, a família, o amor, os erros, os acertos, os aprendizados, e só uma certeza, tudo valeu a pena.

Seria muita heresia dizer que o mundo vive neste estilo, coisa que eu e você sabemos que não é, também não cabe a mim modificar, carrego uma certa verdade no meu coração que compartilho contigo agora: Não é porque o mundo todo vive errado que eu tenho que viver também. Estilo de vida é uma característica que nasce no seu coração não por influências de terceiros. A minha revolta com você não é a fase que está vivendo é onde está vivendo.

Cada vez mais as crianças descobrindo um mundo de sexualidade, ainda novas, perdendo a infância logo cedo, forçadas a amadurecer, sendo que não há como. Um exemplo tolo que vejo por aí são as escolas motivando palestras e cartazes para que seus alunos utilizem camisinhas no ato sexual. Leitor é hora disto? O ideal não seria ensina-los e instruí-los a se preservarem, a viver a infância a curtir o momento?

Um exemplo simples, mas que todas as cascas encontram dificuldades, e muitos homens casados que depois de muito tempo querem voltar a viver a vida de solteiro em pleno casamento, recheando e relacionamento com traições.

Os valores hoje estão tão invertidos, promíscuos, errados, que se não houver uma grande preocupação com o hoje toda a estrutura estará comprometida, como provar para um casal que infidelidade é errado, se a base educacional de vida dele é as telenovelas? Como justificar a um jovem de 14 anos que homossexualidade é errado, se seus ídolos tens estão todos nesse caminho?

Se cada um souber aproveitar as fases da vida, curtindo de maneira verdadeira, as fases vindouras só tende a ser melhor.

Ontem numa conversa com meu irmão recém-casado ressaltei esse valor de viver as fases e que hoje ele precisa viver a vida de casado, senão conseguiu viver as fases que se passaram na plenitude ele precisa esquecer e seguir em frente, pois não podemos justificar nossos erros em um mundo podre e cheio de falhas.

Finalizo tentando provar a você querido leitor o prazer de se viver o hoje, que Deus garante nas escrituras, que há tempo para todas as coisas, que não cabe a você tentar escrever o percurso da sua vida, basta você apenas VIVE-LA!

Um comentário:

  1. Caro @diegomichelato, belo texto! concordo e assino embaixo haha roubei uma parte e postei no facebook.. com referência em seguida, claro!

    ResponderExcluir