quinta-feira, 1 de março de 2012

DIÁRIO DE BORDO: AURANGABAD, Maharashtra

Aurangabad

Fundada em: 1610

1.700.000 milhões de habitantes

60 % hindus, 39 % muçulmanos e 01 % católicos

Esta cidade foi uma escolha baseada em informações de amigos do twitter, muitos me recomendaram então decidi colocar no roteiro

Muito famosa por abrigar dois conjuntos de cavernas construídas alguns séculos antes do nascimento de Jesus. Ajanta e Ellora. Pode se encontrar aqui também alguns roteiros turísticos tais como uma imitação minúscula do Taj Mahal (Bi-Bi-Maqbara), mas acredite nada Impreesivo!

Dediquei meu primeiro dia em conhecer os pontos-turísticos da cidade, após visitar a imitação barata do Taj Mahal, confirmei o que sempre vi em Goa, o descuido com estes monumentos. Não é atoa que a UNESCO vem adquirindo a maioria destes aqui na Ásia e com razão, deve-se preservar a história, independente do contexto que ela tenha.

Visitei também a região chamada de OLD TOWN onde pude me deparar com uma Índia do início do século, do século passado. Não imagine que é algo preservado em manter as tradições, isso não acontece aqui. A situação é uma só, eles não tem dinheiro para se desenvolver e portanto não há rastros de evolução cultural ou seja ela tecnológica. Há inúmeras famílias neste país vivendo com 50 rupias (1 dólar) diário.

Como um aficionado por museus, tentei (em vão) visitar o municipal aqui. Quatro salas abarrotadas de coisas, sem nenhuma informação ou viagem no tempo para nos deliciarmos com a história, uma pena. Ei de confessar que voltei ao hotel, desanimado. Pensando em mudar meus planos e sair daqui antes. Mas leviano é aquele que se deixa julgar pela primeira impressão, fiquei.

No dia seguinte, as surpresas começaram, (pulei as 6:30 da manhã, milagre!) depois de 2 horas em um ônibus estilo indiano, cheguei em Ajanta, e como em qualquer parte deste país, sempre existirá muitas pessoas, não importa onde, mas todos politicamente educados e claro em fila indiana. (só faltaram educá-los em respeitar estes monumentos e falarem baixo). As cavernas de Ajanta são um espaço formado em C contendo 26 destas, onde os budistas 2 séc AC construíram um verdadeiro e surpreendente Monastério ou Mosteiro, como queira. A única pergunta que me faço: Como pode ser possível? Qual a tecnologia usada?

E o melhor de tudo, não sei responder! Por essas e outras que valem a pena tirar essa bunda gorda do sofá e conhecer o mundo!

Ellora e o Forte Daulatabad, são atrativos que deixaram Ajanta no chinelo. O forte é de uma enormidade única, mas nada que me espante, pois aqui Fortes são comuns, gigantes e maravilhosos, tenho outros 4 para conhecer ainda. Mas vale a passada neste forte, encanta, sem falar nas partes escuras que você deve passar e repletas de morcegos, me faltaram culhões, confesso.

No entanto, Ellora é algo único, suntuoso e rico. Uma montanha de pedra toda esculpida, rica em detalhes e capricho. Me fez recordar o filme do Indiana Jones, curiosidades à parte. Ei de justificar Ellora aos meus filhos e netos como um lugar ímpar em que visitei. Não há o cuidado e o respeito que os europeus têm, mas há história! Isso vale muito à pena. Sem sombras de dúidas Ellora é muito melhor que o Palatino de Roma, sem exageros, tenho dito.

Um conselho válido por este que vos escreve é se você está se programando para conhecer Aurangabad faça isso na época das monções, isso aqui deve ser muito mais lindo, baseado que esta cidade é um clima semi-árido e tudo se torna verde com chuvas então podemos imaginar o quão belo deve ser Ajanta cortada por um rio e Ellora com duas cachoeiras em meio as cavernas. Imagine!

NOTA AOS MOCHILEIROS

Eu tenho uma verdade, se você tem um roteiro pré-estabelecido, Aurangabad não irá acrescentar muito para ti! Continue firme no que planejou, Aurangabad é interessante mas perto de outros destinos aqui na Índia, sempre perderá.

3 dias é mais que o suficiente aqui, não caia no conto de conhecer a cidade em um todo, isso é surreal. Dedique suas forças no que realmente importa por aqui, os atrativos! Se optar pelos taxi para ir as atrações o percurso Ellora inclui FORT- 2 IGREJA HINDI - LITTLE TAJ - PANCHAKKI e vai te custar umas 200 rupias.

Minha estada foi de 4 dias e tive um custo de US$ 22 diários (hotel, transporte, atrações e alimentação)

Valores (em rupias) Importantes para suas contas: Little Taj Mahal 50, Forte Daulatabad 100, Ellora e Ajanta 250, Panchakki 25, Museu Shivaji 5.

LINK DAS FOTOS

https://plus.google.com/photos/103137759631615451460/albums/5715177964657751457

Nenhum comentário:

Postar um comentário