segunda-feira, 12 de março de 2012

RAJASTÃO

Rajastão (do inglês Rajastan) é o maior estado da Índia, localizado a noroeste do país. 80% do seu território é desértico, denomidado Thar. Curiosamente por não ter uma força agrícola, segundo os indianos, daqui procede os maiores valores culturais da nação, uma mentira pois onde quer que esteja por aqui a cultura atrai seus olhos.

Em meu cronograma dediquei-e em conhecer 3 famosas cidades: Udaipur, Jodhpur e Jailsamer, além da capital Jaipur, a qual ainda não cheguei. Para não prolongar o texto vou dedicar um parágrafo apenas por cidade.

UDAIPUR, simples e prático cerca de 7 países viajados e esta cidade é uma das 3 mais lindas que já vi. Impressiona pela arquitetura e pela geografia da cidade, cercada por montanhas com dois imensos lagos ao centro a cidade foi toda construída respeitando os espaços limitados. A importância desta é tão grande (a qual não sabia) que inúmeros filmes foram gravados aqui, à citar 007. 2 castelos foram feitos dentro do lago. Vide foto. As pessoas são extremamente educadas e proativas em ajudar. Ouso em dizer, conhecer a Índia e não conhecer o Taj Mahal é loucura, mas perder a oportunidade de visitar Udaipur é uma falta de respeito.

JODHPUR impressiona pela simplicidade de uma cidade desértica, construída ao redor de um FORTE gigante, impressionante, majestoso e grandioso. Além de ser conhecida pela cor de suas casas, azul. Segundo os locais, por ser repelente a insetos. Mas é isso. Vale pela vista encantadora. Passei algumas horas apreciando e escrevendo. Vale a visita, não mais que um dia.

JAISALMER queria dedicar um post completo, é como Jodhpur um forte e a cidade ao redor. O ponto forte? Você fica dentro do forte, como na idade média. Eu dormi em uma das torres. A cidade é o exemplo claro de DESERTO e nada mais. Simplesmente encantadora.

Em Jaisalmer de Jeep andei por 2 horas nas estradas bem preservadas por aqui, devido aos mais de 300 usinas eólicas e perto da divisa com o Paquistão, onde eu e mais 5 pessoas, fizemos por 48 horas um safaria com camelos pelo deserto, ao estilo “deserto”, comendo com a mão, dormindo ao ar livre, sem banho. Essas aventuras que eram corriqueiras 1000 anos atrás. Umas experiência única, maior até que os elefantes. Mas dois dias após estava exausto. Valeu cada minuto.

Um resumo brando de Rajastão é aquela máxima “O meio faz o homem” tudo se formou aqui conforme as necessidades da população. Tanto é que independente do dinheiro ou não, daqui 20 anos estará como está.

As vezes surreal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário