segunda-feira, 23 de novembro de 2009

QUANTO VOCÊ VALE?

    Quanto vale? Me diga ai você que carrega no seu coração na sua mente seu ideal de vida, sua honestidade, fidelidade, ousadia... suas qualidades muitas vezes instransponíveis. Eu te pergunto, quanto vale? Sabe dar uma enganadinha aqui, uma mentirinha ali, mudar todo seu conceito? Repensar certas qualidades tudo a favor de algo? Vale à pena? Ou melhor, vale alguma coisa? A troco de uma promoção, mais dinheiro, mais fama, será que vale a pena? Será que compensa? Pare e pense é mais status a troco de nada, quase nadai. Afinal o que vale ser honesto nos dias de hoje? E essa "parada" de IDEAL onde estou querendo chegar, que viagem. Ideal? Tem certeza que isso existe ainda? Um ser humano que não abre mão de suas ideias e filosofias de vida, ainda existe? Viver num mundo cada vez mais capitalista, cada um querendo ser maior que cada um, você precisando matar um leão a cada dia, será que existe tempo pra transparecer as suas qualidades? Mas espera ai, que qualidades são estas? Será que é produzir profissionalmente apenas para agradar aos superiores? E os subordinados? Nada? Já sei é se encaixar num padrão que a sociedade preza, deve ser isso. Tipo, dar um jeito de dar um tapinha porque a gata que estou de olha, dá. Ou então aquela eterna facilidade de somar pontos, moral e vantagens, o puxasaquismos proveniente em qualquer lugar, grau de profissionais, tu já parou pra perceber que esses ai sempre "aparentemente" estão um passo a frente de você? Ou você acha que batendo a cabeça pra resolver situações muitas vezes nunca necessárias, ou aquela crítica quando deveria ser elogio é por acaso? Amigo abra os olhos você não se enquadra nos padrões corporativos de hoje, você é um zero a esquerda das tradições provenientes de muita sujeira.

Mas regozije-se você ainda é um alguém incorruptível as mazelas da sociedade, você é fiel ao seu ideal, suas qualidades, não abra mão de sua competência profissional a troca de nada, não se esbalda nos manjares da picaretagem, você tem OUSADIA em ser o que é. As palavras podem estar em ordem e bonitas, mas confesse ser um tipo raro e cada vez mais escasso de um profissional com ideal não esta fácil, pra exemplificar é como se você fosse um lutador e desonestamente só levasse pancadas no rim, por mais que se esquivasse sempre levaria no rim e no meio da luta desistiria somente pra parar de apanhar mesmo sabendo que a vitória era sua, entenda o rim como seus pontos fracos, sua desorganização, sua falha pra liderar, sua falta de criatividade, não importa o quanto faça seus pontos fracos sempre estarão em evidencia e sabe por quê? Te falta um pouco mais de malandragem, um pouco mais de agrado, um pouco mais, um pouco não, falta muito e muito mesmo, abaixar a tal da orelha para os que te dizem, calado fazer tudo que te mandam e porque? Essa é fácil de responder, por que o salário todo fim de mês esta na sua conta.

Mas ai entra um outro detalhe, meu pai uma vez me disse e faz muito tempo:

- Filho, você não é melhor do que ninguém, mas entenda que ninguém é melhor que você. Então, quando tiver errado seja sábio em reconhecer seus erros, mas quando tiver certo seja ousado em manter seus acertos.

Não importa o que você carrega no peito, o homem que você é por mais inacreditável que possa ser tu és cheio de qualidade e isso te coloca em pé de igualdade com qualquer um que respira. A diferença maior pra mim e pra ti é simplesmente as palavras de meu pai, se torne um ALGUÉM a quem você com seu ideal e força de vontade não abrirá mão dos sonhos que tem ou das metas que vai alcançando diariamente.

Não se prostre as impurezas do mundo, muito menos se torne alguém que vença somente com troca-de-favores, vá alem, se capacite cada vez mais, sim só de sacanagem, cresça mais, lute mais e fique cada vez mais honesto. Abomine o errado, valorize o certo, não se promova injustamente, cria seu espaço, seja verdadeiramente o que você é. Não crie uma capa, uma mascara para esconder o ser verdadeiro eu, ele é cheio de defeitos como todo mundo tem, por isso abra os olhos, ninguém não é e nunca será melhor do que você e digo mais dinheiro e poder não tem nada a ver com isso. O que você é, você será com 1 real no bolso ou com um milhão, a sua qualidade pessoal, espiritual e até profissional só depende única e exclusivamente de VOCÊ.

2 comentários:

  1. MUITO bom!!! especialmente pra esse mundo de ganância em que se vive hoje.

    "Preocupe-se mais com seu caráter do que com sua reputação. Caráter é aquilo que você é, reputação é apenas o que os outros pensam que você é."

    beijao!!

    ResponderExcluir