terça-feira, 24 de agosto de 2010

Abra Seus Olhos!

“Sábio não é quem aprende com os próprios erros é quem aprende com os erros dos outros”

Simples e prático é assim que dedico o post de hoje.

Um ser humano vive em média 70 anos, para um mundo vetusto e para um contexto que acredito eu ser o real em que nós temos vida eterna. Passar 7 décadas por aqui sem dúvidas é ínfimo.

Quando Deus nos deu o tal do livre-arbítrio nos possibilitando o prazer da escolha junto nos concedeu algo, ao meu ver, muito mais especial que o poder da opção, nos ofertou o raciocínio. Se pesquisar no dicionário verá que o significado de livre-arbítrio significa faculdade da vontade para se determina, em um mundo com infinitas possibilidades, opções e soluções, o raciocínio se torna um dom especial, observar atentamente as atitudes e analisá-las sem dúvidas não é pra qualquer um.

Baseado nessa pequena tese, tento descrever o significado real deste post, portanto escrevo em primeira pessoa, pois faço parte real do que escrevo e quero transparecer isto.

O raciocínio é tão suficiente que leva muitos a descrerem ou não perceberem o espaço em volta. A vida é um belo presente para quem a tem, essa moda de prosperidade e felicidade nada mais é que um atentado contra o real sentido da essência humano. Quando leio a passagem da queda do homem na bíblia, me intriga a parte em que Deus deixa claro que o homem se tornou conhecedor do bem e do mal (Gn 3.22) portanto nós temos o discernimento de compreender a verdade, seja ela mais dolorosa ou obscura.

A vida é um prova eterna de múltipla-escolha, são poucos os que não conseguem distinguirem o certo do errado, mas em suma todos nós sabemos quando estamos errando ou acertando, sabemos os passos que estamos dando e principalmente sabemos o que estamos plantando hoje para colher amanhã. Al Pacino no filme Perfume de Mulher elucida que todas as decisões que ele tomou na sua vida seja as certas ou os erros mais dolorosos ele sabia o que estava fazendo, meu avô alguns anos antes de sua partida certa vez me disse que soube sempre os erros que cometeu, garanto que você sabe quando falha, nós temos sim livre-arbítrio para tomar qualquer decisão mas nos acompanha o raciocínio para nos atormentar pela vida inteira.

É nesse caminhar de erros e acertos que entra outra dádiva de Deus o ARREPENDIMENTO (deixo bem claro que o meu conceito de arrependimento é diferente do tradicional. Vou resumir em uma frase que me veio a cabeça outro dia “se pudesse voltar no passado faria tudo igual, mas se tivesse uma chance de repetir o que fiz, faria diferente.”) O Best-seller americano A Cabana relata uma interessante visão do que é Deus, o arrependimento não implica em se mutilar pelos erros do passado implica em aprender e renovar as atitudes futuras. Mas não é simples assim, arrepender-se é reconhecer as atitudes erradas e isso meu amigo não é simples e não é fácil, muitas vezes passamos anos sem perceber o quão errado estamos. Parece que nossa visão esta bloqueada e persistimos no desacerto, tantas vezes pela preguiça emocional de termos que corrigir falhas que doem tanto, eliminar nossos erros é como arrancar espinhos do corpo, dói e fica marca.

Por isso eu reafirmo que sábio não é aquele que vive a vida e com ela vai se esforçando em aprender, sábio é aquele que deixa o orgulho de lado, que abre mão da estagnação intelectual e se predispõe a aprender com os erros de terceiros. Ter humildade em analisar e ouvir em um mundo cada vez mais egoísta é cada vez mais raro. Conceitos e estilos de vida se multiplicam, atitudes outrora tão prestigiadas, hoje são descartadas outras por sua vez tão reprimidas, são tidas como integras. Um mundo cada vez mais confuso de valores e princípios.

Mas só pelo motivo de o mundo caminhar em uma direção eu vou me confortar com tal atitude? Observe a história os maiores pensadores e críticos que tivemos não se confortaram com o mundo em que viviam. Albert Einsten, Martin Lutero, Henry Ford.

Por mais culto que você seja, por mais livros que leia se confortar com as supostas verdades que o mundo prega e aceitá-las, acredite você não passa de um arrogante.

Aprenda o tempo todo, busque o novo sempre, ouça os amigos. A bíblia diz: Ouve todas as coisas, retém o que é bom.

Viva em comunidade (não virtual) busque experiências dos mais velhos, nós jovens estamos vivendo nossa vida biológica ou mais velhos vivem a biográfica, tem conteúdo.

Mas isso não se passa de uma mera receita simples de encarar a vida, se aprendermos somente com nossos erros, vamos caminhar, mas se atentarmos para quem quer ensinar por mais que eles estejam errados, alguma coisa boa dá pra se tirar.

Isto é apenas um simples relato de quem tem definido o caráter e não abre mão de seus valores, tais como honestidade, integridade e conceitos.

Deixo como aperitivo um vídeo com o qual aprendi e muito. Finalizo tentando abrir seus olhos para possibilidades que o mundo lhe oferece para você aprender, já dizia meus professores a internet pode ser ruim para quem faz dela mau uso, mas pode ser muito boa para quem sabe aproveitar, a vida é mais ou menos isso.

Fica a dica.

http://www.youtube.com/watch?v=AISifIzD-20&feature=related

Nenhum comentário:

Postar um comentário